quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO: A Terceira Idade em Atividade: Valorizando o Conhecimento da Pessoa Idosa ( Inventários) - Associação dos Idosos de Taguatinga-DF

 Projeto de Intervenção  para a   Terceira Idade na Associação dos Idosos de Taguatinga-DF.

Trabalho por : Ana Maria de Araújo, Célia Maria dos Santos Silva, Claridiana Gomes Souza e Marise Moura e Silva, estudantes do Curso de Serviço Social da Unitins em  2007.
            
INTRODUÇÃO
         
        Projeto de Intervenção apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da Fundação Universidade de Tocantins – UNITINS, após realização do Estágio Supervisionado na Associação dos Idosos de Taguatinga-DF, que tem como objetivos propiciar a quebra do isolamento social e do abandono da pessoa idosa; promover a valorização da disponibilidade do tempo e da liberdade de que dispõe essa pessoa para realizar seu potencial de expressão criativa; descobrir possibilidade de mudança, realização pessoal e quebrar padrões de conformismo e passividade.
        A maioria dos idosos se encontra em plenos vigores físicos, mentais e intelectuais, tendo capacidade para atuarem na comunidade, transmitirem seus saberes e experiências para outras pessoas. Diante do exposto, ressaltou-se a importância de desenvolver-se este projeto para divulgar as atividades produzidas pelos idosos, como por exemplo: um inventário de poesias, de histórias fantásticas e/ou absurdas, de práticas caseiras, etc. Para execução do Projeto reuniram-se usuários com alguma expressão cultural, intelectual e artística que demonstraram o desejo de participação e transmissão de conhecimentos a outros membros da comunidade.
        Quando se pensou em elaborar este Projeto foi com a finalidade de melhorar o contato social e divulgar a capacidade dos idosos em desenvolver seus talentos. De acordo com Suiter (2000), na sociedade moderna a terceira idade deve estar associada com felicidade, experiência e sabedoria. Estas idéias devem ser disseminadas por todos os cantos. Mas para que haja mudança do comportamento de nossa sociedade quanto à terceira idade, devem ocorrer também outras alterações como esforços para melhoria de vida de nossos idosos em todos os sentidos.
         Diante do exposto, conclui-se que o Projeto de Intervenção irá cumprir o objetivo principal de resgatar e valorizar o conhecimento dos idosos. Espera-se que através do blog  venha promover a troca de experiências entre outros grupos de idosos, além de suprir a falta de um meio de divulgação das atividades realizadas na Associação dos Idosos de Taguatinga-DF a qual fica evidente o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, por meio das atividades físicas, de ensino e de lazer.       
       

 Associação dos Idosos de Taguatinga
  

 

Aulas de Alfabetização
              
                                                          
Dança de Salão
Dança de Salão
Estagiarias do Curso de Serviço Social da Unitins, juntamente com a Presidente da Associção ( Dona Lurdinha)
Aulas de artesanatos

3 comentários:

  1. Somos Muitos!
    Mas só seremos fortes com o apóio de todos vocês!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, pelo apoio de todos.
    É maravilhoso receber os comentários de vocês, isso só nos encentiva a continuar lutando pelos nossos direitos.
    Grata:
    Associação dos Idosos.

    ResponderExcluir